Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Monday, August 14, 2017

O Padre Modelo - Artigo de S.Exa. Rev. D.Fernando Rifan

 

O mês de agosto é o mês dos sacerdotes e das vocações, porque nele se celebra o patrono de todos os padres, São João Maria Vianney, o Cura ou Pároco da cidadezinha francesa de Ars, “modelo sem par, para todos os países, do desempenho do ministério e da santidade do ministro”, no dizer de São João Paulo II, paradigma para a nova evangelização.

Nascido de uma família de camponeses católicos e muito caridosos, João Maria tinha sete anos quando o Terror da Revolução Francesa reinava em Paris e os padres eram exilados ou mortos. Recebeu a primeira comunhão aos treze anos, durante o segundo Terror, quando a igreja de sua cidade foi fechada e as tropas revolucionárias atravessavam a paróquia. 


O governo revolucionário estabeleceu a constituição civil do clero e só os padres que faziam esse juramento cismático eram conservados nos cargos. Os outros padres, fiéis à Igreja e que não aceitavam aquele cisma, eram perseguidos, mas atendiam secretamente os fiéis nos paióis das fazendas. Foi a visão desses heróis da fé que fez surgir no jovem Vianney a sua vocação sacerdotal. Candidato, pois, ao heroísmo e à cruz no ministério.


Enfrentou dificuldades no Seminário, donde chegou a ser despedido por incapacidade nos estudos, teve problemas com o serviço militar, conseguiu, porém, aos vinte e nove anos, ser ordenado sacerdote, mas sem permissão para ouvir confissões. Após três anos, foi enviado a uma pequeníssima paróquia, Ars, onde permaneceu durante 42 anos, até o fim da sua vida.

“Há pouco amor de Deus nessa paróquia”, disse-lhe o Vigário Geral ao nomeá-lo, “Vossa Reverendíssima procurará colocá-lo lá”. De fato, Ars, nesse período pós Revolução Francesa, estava esquecida de Deus: pouca frequência às Missas, trabalho contínuo nos domingos, bailes, blasfêmias, etc. 


O Pe.Vianney começou com penitências e orações próprias. Pregação e catequese contínuas, visitas às famílias e caridade para com os pobres. A Igreja foi se enchendo. Ouvia confissões desde a madrugada até a noite. Peregrinos de toda a França acorriam a Ars, chegando a cem mil por ano. Suas pregações eram assistidas por bispos e cardeais. 



Seu catecismo era ouvido por grandes pregadores que ali vinham aprender com tanta sabedoria. Morreu aos 74 anos, esgotado pelas penitências e trabalhos apostólicos no ministério sacerdotal. Dizia esse herói da Fé: “É belo morrer depois de ter vivido na cruz”.



Por que razão a Igreja escolheu este santo tão simples para patrono dos padres? Porque sua vida demonstra a nulidade humana e a grandeza do poder de Deus. Para que aprendamos que não são nossos dotes e qualidades humanas que salvam as almas: Deus é que é o protagonista de toda ação pastoral. Por isso também o escolhemos para patrono de nossa União Sacerdotal, transformada pela Santa Sé em Administração Apostólica.


Que todos os fiéis, os grandes interessados, rezem pelos nossos sacerdotes e seminaristas, para que eles imitem a humildade, pobreza, retidão, zelo e fidelidade desse grande herói do ministério sacerdotal, que tanto honrou o sacerdócio paroquial e a Igreja de Cristo.



Dom Fernando Rifan
Bispo da Administração Apostólica Pessoal São João Maria Vianney





Ver Mais sobre São João Maria Vianney 


João Maria Batista Vianney – Wikipédia


Sermão de São João Maria Vianney - AS TENTAÇÕES - YouTube

https://www.youtube.com/watch?v=-ocUxnG-IL4
16 de jul de 2012 - Vídeo enviado por Santo Mohana
Sermão de São João Maria Vianney - AS TENTAÇÕES.

O santo sacerdócio de João Maria Vianney - YouTube

https://www.youtube.com/watch?v=egTa-etrwnI
6 de ago de 2014 - Vídeo enviado por Padre Paulo Ricardo
Há exatos 155 anos, na comuna de Ars, leste da França, morria um santo sacerdote, chamado São João ...

Corpo incorrupto de São João Maria Vianney - YouTube

https://www.youtube.com/watch?v=z6q4lq9hk-E
27 de nov de 2013 - Vídeo enviado por Glória da Idade Média
Corpo incorrupto de São João Maria Vianney

História São João Maria Batista do Vianney - YouTube

https://www.youtube.com/watch?v=0NY1jyM8wEk
17 de ago de 2012 - Vídeo enviado por Eternityfotos
São João Maria Vianney - Cura D'Ars



  Oração

Ó Pai, pela vossa misericórdia, São João Maria Vianney anunciou as insondáveis riquezas de Cristo. Concedei-nos, por sua intercessão, crescer no vosso conhecimento e viver na vossa presença segundo o Evangelho, frutificando em boas obras. 

Por Cristo Nosso Senhor. 

Amém!

No comments: